Ambiental

A  Marlon 10 Consult  faz consultoria e desenvolvimento de projetos ambientais, atuando em busca de qualidade, equilíbrio e sustentabilidade, tendo como foco a adequação ambiental de seus parceiros, sempre em conformidade com as normas e legislações vigentes. As constantes mudanças e impactos ambientais têm forçado empresas e sociedade a cultivarem uma postura de responsabilidade sócio-ambiental cada vez maior.

Dentro deste contexto, a Marlon 10 oferece projetos com bases sustentáveis que contribuam para o crescimento econômico e social de seus clientes.
Todas as ações e trabalhos desenvolvidos são realizados de acordo com nosso Código de Ética.




Licenciamento Ambiental                                
                                                    
O licenciamento ambiental é um instrumento de caráter preventivo criado para a execução dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n° 6.938/81), em especial de harmonizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção do meio ambiente, promovendo o uso racional dos recursos ambientais (MMA, 2003).

O licenciamento ambiental estabelece as condições, restrições e as medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar atividades ou empreendimentos utilizadores dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação e/ou modificação ambiental.

O processo de licenciamento compreende três fases:

  1. Licença Prévia - LP
  2. Licença de Instalação - LI
  3. Licença de Operação - LO

Licenciamento prévio – LP
Deve ser requerido na fase preliminar do planejamento do empreendimento. Tem por objetivo emitir parecer sobre a possibilidade da implantação da atividade no local pretendido, suprir o requerente com parâmetros para lançamento de resíduos líquidos, sólidos, gasosos e para emissões sonoras no meio ambiente, adequados aos níveis de tolerância estabelecidos para a área requerida e para a tipologia do empreendimento. Esta licença não autoriza o início da implantação do empreendimento, atividade ou obra requerida.
  
Licença de Instalação – LI
É o documento que deve ser solicitado obrigatoriamente, antes da implementação do empreendimento. A solicitação da LI estará condicionada à apresentação do projeto detalhado e a que todas as exigências constantes da LP tenham sido atendidas.
   
Esta licença autoriza a implantação do empreendimento, mas não seu funcionamento e, tem por objetivo:
- Aprovar os sistemas de controle ambiental;
- Autorizar o início da implantação do empreendimento, bem como fixar os eventos das obras de   implantação dos sistemas de controle ambiental sujeitos à inspeção do órgão ambiental responsável.

Quando a atividade for considerada efetiva ou potencialmente de risco ambiental e/ou envolvam áreas de importância do ponto de vista ambiental, o licenciamento fica condicionado a apresentação e aprovação de um Plano de Controle Ambiental – PCA (Resolução SEMA 31, de 24 de agosto de 1998), ou ainda do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental), este último obrigatório para atividades potencialmente causadoras de significativa degradação ambiental (Art. 225 da Constituição Federal e Resolução CONAMA 001/86).

Licença de Operação – LO
É o documento concedido pelo órgão ambiental competente, devendo ser requerida antes do início efetivo das operações, e se destina a autorizar o funcionamento do empreendimento depois de verificada a compatibilidade com o projeto aprovado e a eficácia das medidas de controle ambiental.

Uma vez concedida a LO, o empreendedor deverá renovar a licença periodicamente.

Recuperação de Áreas Degradadas


                                                     
Para a Ecossistema Consultoria Ambiental, o papel da recuperação ambiental é o de propiciar o restabelecimento e a sucessão vegetal segundo os padrões naturais, favorecendo assim a recomposição da vegetação original de uma região. Nos diversos projetos executados pela empresa foram analisados o grau de alteração, as condições das áreas em termos de solo, drenagem e recomposição vegetal natural, e indicadas as medidas a serem tomadas para a sua recuperação ambiental, incluindo-se as correções físicas e químicas necessárias e a implantação de espécies nativas pertencentes aos ambientes naturais da região

Implantação de Reservas Florestais Legais                                 
                                                     
De modo a obter o pleno atendimento das exigências legais relativas ao Código Florestal (Lei 4.771/65), a Ecossistema vem efetuando estudos para diversos clientes relacionados à identificação e criação de Reservas Florestais Legais.
   
Em linhas gerais, a legislação entende como Reserva Legal 20% da área da propriedade rural, onde não é permitido o corte raso, nem o uso agropecuário, devendo ser averbada à margem da inscrição de matricula do imóvel, nos registros de imóveis competentes.

Com a finalidade de preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do país, as RFL são perpétuas e inalteradas, permitindo-se apenas o uso através de técnicas de manejo que garantam sua perpetuidade.
   
Os estudos efetuados junto aos clientes visam identificar as potencialidades e necessidades de modo a compatibilizar os interesses econômicos, ambientais e legais.

Muitas dessas áreas, quando adequadamente definidas, podem resultar em inúmeros ganhos ambientais, e de reconhecimento nas comunidades locais e regionalmente, trazendo amplos benefícios à instituição, principalmente se convertidas efetivamente, tais como em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN´s).
   
Muitas dessas áreas hoje no país são referências em educação, ecoturismo e conservação ambiental, traduzindo-se em diversos benefícios a sociedade como um todo.
   
A conversão em RPPN´s traz outros benefícios, relacionados com a redução de tributos e o acesso à incentivos financeiros e parcerias diversas com a sociedade civil organizada.

Outros Serviços

Licenciamentos Ambientais
Declarações de Conformidade Ambiental
Estudos, Pareceres e Diagnósticos Ambientais
Planos de Gerenciamento de Resíduos
Monitoramentos Ambientais
Planos de Recuperação de Áreas Degradadas
Projetos Florestais e Averbação de Reserva Legal
Projetos Topográficos e de Georeferenciamento
Assessoria em Engenharia Química e ETE’s
Licenciamento para Transporte de Produtos Perigosos
Planos de Emergências Ambientais e Contingências
Perícias Ambientais
Consultoria em Legislação Ambiental
Assessoria para Construções Sustentáveis
Criação e Gerenciamento de Unidades de Conservação
Projetos e Implantação de Ecotrilhas
Capacitação, Treinamentos e Workshops
Comunicação e Marketing
Sensibilização das Novas Gerações
Apoio a Inovação, Ciência e Pesquisa
Estudos e Projetos Ambientais para Energias Renováveis
Pequenas Centrais Hidrelétricas
Térmicas a Biomassa
Energia Eólica
Energia Solar
Projetos MDL para Crédito de Carbono e Neutralização de CO2
Plano de Manejo de Parques Municipais
Zoneamento Ecológico-Econômico
Plano de Gestão para qualquer ambiente
Metodologia Rápida para a Avaliação
Priorização do Manejo de Unidades de Conservação
Auditorias Ambientais
Estratigrafias
Liminologia
Altimetria
Batimetria
Quadratis