Diagnóstico


Diagnóstico empresarial

Apresentamos a seguir o padrão de diagnóstico para empresa de médio porte.

Objetivos principais

  • Identificar necessidade de informações gerenciais para ações estratégicas
    • Identificar junto à Direção as metas de médio e longo prazo
    • Avaliar quanto das informações gerenciais disponíveis atenderão às necessidades previstas
    • Definir relatórios a serem desenvolvidos; o desenvolvimento poderá ser desde o simples cadastramento de dados que permitam extrair as informações necessárias até a modelagem de um relatório a ser desenvolvido pela equipe de tecnologia
  • Identificar possibilidades de melhoria na gestão empregando ERP:
    • Envolvendo a equipe de TI responsável pelo ERP, as seguintes análises:
      • Da situação atual das integrações entre os vários módulos do sistema
      • Da situação atual dos métodos de cálculo empregados
      • Quanto ao uso adequado do sistema
      • Quanto ao uso de recursos disponíveis
      • Quanto à necessidade de treinamento
    • Envolvendo a equipe de usuários
      • Análise dos procedimentos operacionais atuais
      • Identificar alternativas de procedimentos visando maior eficiência e segurança
Gestão Comercial

É o conjunto de atividades mais próximas do cliente e onde se originam os maiores estímulos e as maiores pressões da Companhia.
Este conjunto de estímulos e pressões deve ser administrado pela área comercial da maneira mais produtiva possível em termos de resultados. E isto só será possível, se instrumentos de gestão adequados forem estabelecidos.

Resultados concretos

  • Equipes de venda atuando como um time visando:
    • Qualidade no atendimento (pré e pós-venda)
    • Integração com os objetivos do negócio
  • Melhoria da lucratividade das vendas
  • Definição de políticas claras e motivadoras voltadas à remuneração por produtividade
  • Documentação de referência e treinamento para as equipes de venda

Nossa experiência

  • Revisão de procedimentos de equipes de venda, envolvendo o planejamento de visitas, atendimento aos clientes e pós-venda, visando melhoria de produtividade.
  • Avaliação e modificação de políticas e procedimentos da área comercial, envolvendo faturamento, entrega de mercadorias e critérios de remuneração de vendedores e representantes de venda.
  • Preparação de manual de produtividade da venda com informações sobre a empresa, organização de sua área de venda, produtos fabricados, padrões de qualidade e canais de distribuição, indicadores para avaliação de performance de vendas, atendimento aos clientes e serviços prestados, e processo de avaliação da equipe de vendedores.
  • Participação no planejamento de convenções de vendas de clientes e atuação como palestrantes.
  • Apresentação de seminário sobre formação de preços para a área comercial de empresa varejista.

Gestão Financeira


É o conjunto de atividades que tem se voltado predominantemente para proteção dos ativos financeiros das empresas.
Com muita freqüência, necessidades financeiras de curto prazo tem acarretado um progressivo distanciamento dos administradores financeiros das atividades ligadas ao negócio da Companhia.
Um maior envolvimento da área financeira com as demais atividades operacionais requer estruturas adequadas, instrumentos, sistemas de acompanhamento e avaliação desenvolvidos de forma consistente com a estratégia global.

Resultados concretos

  • Simplificação de procedimentos financeiros
  • Sistema de informações gerenciais objetivo e claro, voltado à tomada de decisões
  • Clareza nos critérios de medição de desempenho e lucratividade
  • Integração de sistemas informatizados, melhorando a agilidade e precisão das informações
  • Planejamento financeiro facilmente monitorável e ajustável

Nossa experiência

  • Revisão de procedimentos na área financeira, implantação de controles, desenvolvimento e implantação de sistema de informações gerenciais.
  • Recuperação financeira, envolvendo:
    • Avaliação da situação financeira da empresa e preparação de plano de recuperação envolvendo redução de estoques, de pessoal e regularização do caixa;
    • Preparação de plano para negociação da dívida com fornecedores e participação efetiva no processo de negociação; e
    • Acompanhamento das operações e monitoramento do plano de recuperação.
  • Melhoria da gestão de empresa varejista, envolvendo:
    • Avaliação da forma de operação das lojas, critérios usados para avaliação de seus resultados e preparação de plano para redução de custos, estoques e aumento de lucratividade;
    • Preparação de plano de redução de pessoal e mudança na forma de remuneração da área comercial; e
    • Análise dos fornecedores e níveis de estoque e preparação de programa para sua reformulação.
  • Análise de lucratividade e desempenho operacional; reformulação dos critérios de apuração dos resultados por loja e por linha de produto.
  • Desenvolvimento e acompanhamento da implantação de um plano, para uma cadeia de lojas de departamento, para possibilitar remuneração dos gerentes de loja com base na sua rentabilidade e dos gerentes da área comercial, com base na rentabilidade de sua linha de produto.
  • Seleção de um fornecedor de software para substituir os aplicativos de controle de serviços a clientes de uma empresa de serviços profissionais e assistência na implementação.
  • Revisão dos procedimentos de distribuição dos lucros a sócios e associados em empresa de serviços profissionais.

Gestão de Produção

É o conjunto de atividades que visa fabricar os produtos oferecidos pela empresa dentro das especificações estabelecidas, utilizando da melhor maneira possível os recursos produtivos disponíveis.
Isto significa produzir rigorosamente o que foi determinado, dentro da maior eficiência possível, o que exige sistemas adequados de planejamento e controle da produção e uma adequada gestão de estoques.

Resultados concretos

  • Melhoria nos sistemas de planejamento e controle de produção
  • Redução no desperdício de material
  • Melhoria na utilização de mão-de-obra e equipamentos
  • Redução geral de estoques
  • Normatização de procedimentos
  • Preparação para certificação ISO 9000

Nossa experiência

  • Desenvolvimento e implantação de sistemas de custos, planejamento e controle da produção e de garantia de qualidade.
  • Revisão de critérios de suprimento e estocagem com redução do nível de estoque.
  • Revisão da linha de produtos, preparação de projeto de padronização de componentes, modificação do layout da fábrica e definição do processo de mudança.
  • Revisão de métodos de trabalho nas áreas administrativa, financeira e industrial para permitir atendimento a uma previsão de aumento no volume de vendas.

Informática

A informatização já não é mais um diferencial, é um instrumento obrigatório para o gerenciamento e operação dos negócios.
Apesar da ampla disseminação da cultura de informatização, ainda é comum ver empresas investindo além do necessário e de forma desordenada.
Não buscamos desenvolver sistemas, mas sim, identificamos os que melhor atendam às necessidades dos nossos clientes.

Resultados concretos

  • Equipamentos e sistemas adequados às necessidades do negócio com o mínimo de investimento possível
  • Máxima integração entre os sistemas, visando aumento de produtividade sem diminuir a integridade das informações
  • Implantação ou migração de sistemas e equipamentos com o mínimo de perturbação no ritimo normal do negócio
  • Normas e procedimentos claros e objetivos para operação e manutenção dos sistemas e equipamentos

Nossa experiência

  • Seleção de sistemas - Este serviço se inicia pela especificação das necessidades operacionais, informações gerenciais e de controle definidas em conjunto com o cliente, com base em levantamento da situação atual e planos de expansão.
  • Acompanhamento da implantação dos sistemas.
  • Levantamento das necessidades de utilização de planilhas eletrônicas, processamento de texto, banco de dados e aplicações específicas em microinformática com especificação dos requisitos para implantação de rede de microcomputadores.

Projetos Especiais

Muitas vezes nossos clientes têm problemas específicos e não contam com pessoal disponível para encaminhamento da solução.
Nossa experiência, assim como nossos contatos pessoais e profissionais com outras empresas, nos facilitam identificar métodos ou especialistas capazes de auxiliar nestes casos.

Resultados concretos

  • Minimizar o impacto geral de mudanças complexas na estrutura da empresa
  • Melhoria na qualidade da prestação de serviços

Nossa experiência

  • Assistência na preparação do projeto para transferência de fábrica para outro Estado, envolvendo as seguintes etapas:
    • Análise da fábrica atual;
    • Definição da nova fábrica, seqüência de implantação e prazos;
    • Análise econômica; e
    • Preparação do projeto de investimento.
  • Preparação de documentação de sistemas de processamento de dados em funcionamento regular.
  • Acompanhamento do processo de substituição de computador.
  • Desenvolvimento de manuais, cursos, e software para gestão empresarial.
  • Consultoria para o aprimoramento do segmento de seminários empresariais.