Consultor



 Comercial / administrativo / Financeiro / Marketing


HISTÓRICO

O Diretor desta empresa tem um currículo bastante interessante e diversificado. Adquiriu tal versatilidade sobre os diferentes nichos de mercado, que consegue entender desde o pequeno varejo até as grandes multinacionais.

Formado em Bacharel em Geografia na Universidade Federal Fluminense desde 1987, com ênfase em Geologia na Universidade Federal do RJ, atuou por cerca de dois anos em meio ambiente. Já com Pós Graduação em Planejamento Ambiental pela UFF em 1989/90, trabalhou com empresas coligadas a Petrobrás, em estudos de meio ambiente em geral. Mas sua vocação viria mais tarde, no ramo de comércio e vendas.

Em 1990 ingressa para o mercado de vendas e produz uma carreira voltada para este segmento. Trabalhou como líder de equipe em grandes empresas como Anasa Auto Nacional, CRJ, Coca-Cola e CCIL, Antarctica- IBA, Chocolates Garoto S.A, Casalinga Exp & Imp, Turing Club do Brasil, etc.

Com Pós Graduação em Marketing alavancou e criou inúmeras ações promocionais em diversos setores e feiras nacionais. Com MBA's em Gestão Empresarial, Administração e Planejamento Estratégico consolida sua vivência como executivo, chegando a Diretoria de algumas grandes empresas…

Quer mais… entra para o SEBRAE e para a FIRJAN com a intenção de repassar seus conhecimentos e aprender ainda mais com o grupo elitizado de consultores das instituições. Nessa altura, com mais de 200 cursos no currículo e já no ano de 2002, cursa o Empretec – Top de empreendedorismo do SEBRAE e a ONU.

Cria a Marlon 10 Consult associada a outros colegas de grande porte e viaja o Brasil todo em circuitos de palestras e consultorias diversas. Hoje trabalha sob consulta e treina vários seguidores. A realização pessoal e profissional chega então ao seu auge.


 PERFIL  PROFISSIONAL


Vários anos de experiência profissional adquirida em diferentes segmentos: produtos de consumo popular (atacado e varejo), bazar e utilidades, veículos, publicidade e marketing, bebidas, alimentos, hospitalar e saúde, serviços, títulos, máquinas, consultorias diversas, planos de negócios, central de negócios, cooperativas e associações. 


-  Coordenação de atividades externas: convênio de vendas, stand em eventos, exposições, campanhas publicitárias, festas, shoppings, feiras regionais e nacionais, outros.


Gerência de equipes de vendas, treinamento e orientação de Gerentes, Supervisores, vendedores, promotores e funcionários com telemarketing, informática, estatística, postura e vendas.


Capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão; preparado para enfrentar desafios constantes; firme na implantação de política comercial; vivência em comércio varejista e Grandes Contas Regionais (SE) 


Excelente conhecimento em análise estatística multivariada, bem como confecção de gráficos e sua interpretação em Data-show, acompanhamento de pesquisas e Otimização de estruturas.


-  Participação ativa na elaboração de campanhas mercadológicas, promocionais, anúncios, planejamento de ações comerciais e elaboração de campanhas publicitárias, sazonais e franquias.


Planejamento estratégico com gestão, atingindo metas com cobertura  x  positivação.


Comprometido, criativo, automotivado, organizado, iniciativa, espírito empreendedor, bom humor, habilidade em negociações, voltado para resultados e comunicação de forma clara e objetiva, focado no custo x benefício com metas a curto, médio e longo prazo.


-  Atuação nas principais redes de Supermercados, distribuidores, magazines, hospitais ( Reg.  SE ) e órgãos governamentais (Municipais, Estaduais e Federais).

-   Fui Consultor e Instrutor do SEBRAE -  FIRJAN - (2002 a 2008)


FORMAÇÃO  ACADÊMICA


      MBA – Administração //  UFRJ – 1997
      MBA –  Gestão Empresarial (planj estrat)  //  UFF – 1995
      Pós-graduação em Marketing  //  ESPM – 1991/92
      Pós-graduação - Planejamento Ambiental  // UFF 1989/90
      Bacharel  em  Geografia // UFF – 1984 / 87
      IDIOMA: Inglês e espanhol


EXPERIÊNCIA  PROFISSIONAL

  
     ATUAL - (PJ)  Atuação nas principais redes de Supermercados com introdução de produtos novos, consultorias diversas, instrutoria sobre planos de negócios, meio ambiente, comércio exterior, treinamento de equipes de vendas, treinamento de executivos em ISO, etc. 
Instrutor e Consultor do SEBRAE e Facilitador do Empretec.
                                                                                                    
   Astemed –   Assist. e Comércio em Equip. Médicos Ltda
                                                
   Turing Club do Brasil Ltda

   Chocolates Garoto S.A

   Almar Alumínios S.A 

   Grupo CRJ

   União dos Revendedores

   UFF - Universidade Federal Fluminense

   CCIL - Coke Indústria                                            

   Casalinga – Import. Export. e Represent Ltda
                                     
   Antárctica -  Indústria de Bebidas Antarctica - IBA
                                                
   Coca-Cola  -  Rio de Janeiro Refrescos S.A. 
                            
   Anasa  - Auto Nacional S.A




                HABILIDADE PESSOAIS



>  Habilidade em realizar várias tarefas simultaneamente, considerando dimensões globais e a necessidade de compreender culturas distintas para se sobressair;

> Organização, planejamento e foco no resultado; 

> Gerenciar a inovação, empatia/entender e influenciar pessoas, saber dizer não (sorrindo!) e manter equipes de alta performance motivadas; 

> Habilidade de resolver conflitos, conviver em ambientes desconhecidos e lidar com a diversidade; 

> Aprender com as próprias experiências e conseguir aplicá-las em contextos desconhecidos, bem como compreender genuinamente o ponto de vista do outro;

> Aprendo a desenvolver novas competências que envolvem questões nunca antes pensadas, procuro ser  efetivamente exemplo/modelo para meus subordinados, e com transparência; 

> Reajo bem a pressões do dia a dia com múltiplas tarefas;  

> Procuro ganhar compreensão cristalina das novas prioridades nos mercados e empresas que atuo, identificando sistematicamente meus pontos fortes e quais habilidades são críticas para desenvolver; 

> Dou e recebo muito feedback;  

> Pergunto-me o que é necessário fazer de novo e diferente para sobreviver e se antecipar às constantes alterações do mercado.

                                                               
APERFEIÇOAMENTOS(58 de 87)

REPASSES PELO SEBRAE


1) Central de Negócios
2) Juntos Somos Fortes
3) Aprender a Empreender
4) Aprender a Empreender - Hotéis e Pousadas
5) Gestão de SMS
6) Desenvolvimento de Equipes
7) Técnicas de Vendas
8) Atendimento ao Cliente
9) Soldado Cidadão
10) Programa de Capacitação de Fornecedores - Petróleo e Gás
11) Formação de Preços
12) Contabilidade na Prática
13) Gestão de Pessoas
14) A Saúde da Empresa
15) Análise Financeira
16) Análise e Planejamento Financeiro
17) O Perfil do Empreendedor
18) Controles Financeiros
19) Análise de Mercado
20) Concepção de Serviços e Produtos


CURSOS SEBRAE EMPREENDEDORISMO


1) Programa Brasil Empreendedor
2) O perfil Empreendedor
3) Empretec
4) Curso Básico de Exportação
5) Treinamento Empresarial de telemarketing: Técnicas e Utilização
6) Como Administrar sua Micro e Pequena Empresa
7) Como Vender Mais e Melhor


CURSOS EM GRANDES INSTITUIÇÕES



1)    Gerência e Marketing
2)    Comunicação Empresarial                   
3)    Liderança e Desenvolvimento de Equipes
4)    Chefia e Liderança
5)    Matemática Financeira
6)    Técnicas de Liderança Situacional
7)    Gerenciando Super Clientes
8)    Administração e Marketing
9)    Analise de Impacto ao Mercado
10)  Analise Financeira para Decisões em Marketing
11)  ISO 9000 / 9001 / 9002 / 9003 / 9004
12)  Controle de Qualidade
13)  Organização, Planejamento e Controle de Vendas
14)  Gerência de Distribuidores
15)  Capacitação Profissional 
16)  Qualidade e Produtividade
17)  Seminário de Vendas e Merchandising
18)  Perspectivas de Mercados Nacionais e Internacionais
19)  Método, Análise e Solução de Problemas
20)  Mercado Financeiro e de Capitais
21)  Técnicas de Apresentação em Palestras e Seminários
22)  Passaporte ao Profissionalismo em Vendas
23)  Organização e Métodos
24)  Instrução ao Modulo de Gerente de Negócios
25)  SMS – Técnico ( Seg. do Trabalho / Meio Amb. /  Saúde Ocup.)
26)  Excel Avançado
27) Multiplicar da Capacitação para Distribuidores
28) Projeto de Excelência 2011
29) Projeto Gerência de Supermercadistas
30) Instrução e Treinamento de Compradores Supermercadistas
31)  Informática: Usuário Avançado do Pacote Office 2007/10 e outros 




PRÁTICAS ENQUANTO EXECUTIVO


Assegurar a receita bruta, volume, preço bruto, preço líquido e margem de contribuição das operações comerciais diretas e agregados por meio da coordenação e controle dos contratos de prestação de serviços e fornecimento, da equipe comercial e da gestão do relacionamento com os principais clientes;

Maximizar a margem de contribuição dos produtos nos devidos canais/segmentos mediante o planejamento e administração dos volumes mensais dos produtos por unidade e negociação de maiores margem para produtos de maior valor agregado;

Identificar junto à equipe comercial e informar as áreas responsáveis, as possíveis melhorias no atendimento ao cliente, mediante a avaliação periódica dos indicadores comerciais do segmento, buscando fidelização e relacionamento de longo prazo;

Maximizar as ações comerciais da área, através da definição junto à área de marketing e equipe comercial de ações para clientes - verba de marketing, comunicação, atendimento e divulgação, buscando manutenção da carteira e captação de novas oportunidades de negócio;

Administrar as despesas e receitas comerciais de equipe mediante a gestão dos indicadores das carteiras de clientes e do território, otimizando rotas;

Atingir as previsões mensais e anuais de vendas e faturamento da empresa nos limites de despesas previstas no orçamento através de planejamento e coordenação dos recursos humanos e materiais;

Participar do processo de elaboração do planejamento estratégico comercial e no plano de Marketing, propondo metas, estratégias, táticas e ações específicas para o cumprimento dos objetivos estabelecidos através das demandas e alterações da economia e do mercado.

Participar, coordenar, implementar a definição de normas e políticas comerciais replicáveis aos negócios da empresa;

Colaborar com controladoria para otimização das ações de cobrança a clientes inadimplentes e cumprimento da política de crédito;

Garantir que as condições comerciais dos clientes (condições de pagamento, preço, adicionais, prazos, prorrogações e descontos), sejam executadas de acordo com as políticas a fim de assegurar as melhores margens de contribuição e fluxo de caixa.

Montar e coordenar a logística da empresa, reduzindo custos e melhorando o fluxo de caixa.