Planej Estratégico


CLIQUE NAS FOTOS PARA VER AMPLIADO

Nas  últimas  décadas,  diversas  alterações  nos cenários  mundiais provocaram, e continuam provocando profundas mudanças nos processos de reestruturação produtiva e gerencial  em  praticamente  todos  os  setores  da atividade humana.  Diante deste quadro, a importância  do  Planejamento  Estratégico  Organizacional  como  ferramenta auxiliar para o gerenciamento das empresas dentro do mercado extremamente competitivo, que ora se apresenta. Fatores  considerados  relevantes  para  a elaboração do trabalho formam o contexto histórico de estratégia e planejamento, aspectos conceituais referentes ao assunto e pesquisas baseadas em linhas de pensamento de  renomados  autores  da  área,  resultaram  ao  final  na estruturação de um roteiro para o desenvolvimento passo a passo de um plano estratégico objetivo e de fácil implementação.



Uma estratégia, por melhor formulada que seja, não tem valor de negócio se não puder ser transformada em ação. Basear-se em apenas um tipo de indicador e perspectiva (financeira) para gerenciá-la pode ser fatal.

O componente de Gestão Estratégica de software personalizado da Marlon 10 Consult, fornece todas as informações necessárias aos gestores em tempo real, demonstrando o desempenho da organização e o andamento da estratégia, permitindo que todos trabalhem com os mesmos objetivos e sob os mesmos processos de medição.

Para administrar uma empresa, não basta apenas basear-se em indicadores financeiros para obter resultados. É necessário um conjunto de metodologias de gestão, cultura organizacional, capital intelectual e uma ferramenta que viabilize a implementação da estratégia planejada. O componente da Plataforma de Gestão é desenvolvido com base nos conceitos:

Balanced Scorecard (BSC)É uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.



Business Process Management (BPM): É uma gestão holística abordagem focado em alinhar todos os aspectos de uma organização com os desejos e necessidades dos clientes. Promove negócios eficácia e eficiência enquanto se esforça para a inovação , flexibilidade e integração com a tecnologia. BPM tentativas para melhorar os processos continuamente. Portanto, pode ser descrito como um " processo de otimização de processo. " Argumenta-se que o BPM permite que as organizações sejam mais eficientes, mais eficazes e mais capazes de mudar do que uma abordagem de gestão focado funcionalmente, hierárquicas tradicionais.



Executive Information System (EIS); É o tipo de sistema de informação utilizado pelos executivos para acessar e gerenciar os dados de que necessitam para tomar decisões de negócio informadas. Embora existam ferramentas para gerenciar um sistema de informação executivo, o EIS em si não é uma ferramenta, mas sim, uma infra-estrutura dentro de uma empresa. Na estrutura hierárquica de sistemas de informação, o EIS é no topo e é projetado para converter todos os dados relevantes (do projeto ao processo de orçamento) em agregado de informação que faz sentido e traz valor à estratégia empresarial global.




Key Performance Indicators (KPI)É um jargão da indústria para um tipo de medição de desempenho . KPIs são comumente usados ​​por uma organização para avaliar seu sucesso ou o sucesso de uma atividade particular em que está envolvida. Às vezes, o sucesso é definido em termos de fazer progresso em direção a objetivos estratégicos, mas muitas vezes, o sucesso é simplesmente a realização repetida de algum nível de meta operacional. Devido à necessidade de desenvolver uma boa compreensão do que é importante, a seleção de indicadores de desempenho está frequentemente associada com o uso de várias técnicas para avaliar o estado atual dos negócios, e suas atividades principais. Essas avaliações muitas vezes levam à identificação de potenciais melhorias, e como conseqüência, indicadores de desempenho são rotineiramente associadas com as iniciativas "melhoria de desempenho".




Decision Support System (DSS)Sistemas de Apoio à Decisão (DSS) são uma classe específica de sistema informatizado de apoio à exploração e organizacionais de tomada de decisão atividades. A DSS adequadamente projetado é um sistema interativo baseado em software destinado a ajudar os tomadores de decisão compilar informações úteis a partir de dados brutos, documentos, conhecimento pessoal e / ou modelos de negócios para identificar e resolver problemas e tomar decisões.




A gestão transforma o planejamento estratégico de uma companhia em ação. Essa metodologia pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão empresarial não deve se restringir a informações econômicas e financeiras. A partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a estratégia de forma clara, por meio de objetivos estratégicos nas seguintes perspectivas: financeira, clientes, processos internos, aprendizagem e crescimento. Todos eles estão ligados entre si por meio de relações de causa e efeito. Essa abordagem permite traduzir a missão e estratégia da corporação em um conjunto abrangente de medidas de desempenho (métricas e indicadores), que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

Mapa Estratégico Com a estruturação dos objetivos estratégicos e suas respectivas iniciativas dentro do Mapa Estratégico disponível na ferramenta, acontece o alinhamento com os indicadores de desempenho, das metas e dos planos de ação.
A ferramenta disponibiliza, ainda, as funcionalidades para o cadastramento e parametrização de todos os controles necessários para garantir que o planejamento estratégico seja transformado em ação prática. Assim, a partir da criação de métricas consistentes e a associação destas com os indicadores de desempenho e objetivos estratégicos, é possível garantir que as metas focadas no planejamento estratégico serão superadas.

Desta maneira, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam sempre direcionados para ela. Isso permite que as empresas acompanhem o desempenho financeiro, monitorando, ao mesmo tempo, o
progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro.




Principais objetivos e funcionalidades da ferramenta:


>  Garantir a execução da estratégica;

>  Aumentar a performance através de métricas direcionadas aos resultados;

>  Gerenciar os cenários dos negócios;

>  Comunicar as estratégias e objetivos em todos os níveis;

>  Facilitar o feedback em todas as direções;

> Viabilizar a implantação e gerenciamento de programas de qualidade, padrão e certificações como o Six Sigma, ISO e outros;

>  Padronizar e efetivar uma metodologia de gestão;

>  Melhorar o processo decisório;

>  Evidenciar os processos críticos do negócio;

> Mapas estratégicos com controle de iniciativas e ações para garantir que os objetivos de cada perspectiva sejam superados;

>  Relatórios gerenciais;

>  Gráficos analíticos;

>  Ferramentas para análise.